Sistema de gestão

Rematricula: como aumentar o índice na sua universidade

rematricula

Algumas universidades costumam dar mais atenção à captação de novos alunos, em determinada época do ano, e acabam deixando a retenção de alunos como algo em segundo plano.

Embora seja algo comum, esse erro deve ser evitado. Os recursos e esforços utilizados para manter os alunos existentes, é menor do que é utilizado para captar novos alunos.

Além disso, aumentar o índice de rematrícula, é um forma de consolidar a imagem de sua universidade.

Não faça promessas e nem propaganda ilusória

A fidelização já é algo que começa no momento da captação de alunos. Quando recebe-se os alunos na instituição de ensino, deve-se ser claro e transparente acerca dos processos, dos cursos e infraestrutura do local. Tenha um diferencial para convencer seu público que devem se manter na sua instituição.

Não ofereça algo que você não possui, ou fale sobre melhorias que você não tem certeza de que acontecerão.

Evite burocracias

Quanto mais demorada sua rematrícula, pior para sua instituição. Opte por agilizar ao máximo o processo. Um processo demorado e burocrático, aumenta a insatisfação por parte do seu público. Se possível, opte por oferecer uma rematrícula online.

Pendência Financeiras

Boa parte das transferências de alunos, se dá por problemas financeiros – aumento no valor do curso, desemprego – qualquer que seja o motivo, se a instituição não fornece facilidades no pagamento, o aluno optará pela instituição que facilite a continuidade de seus estudos.

Uma análise humana para cada caso, se faz necessária, se o objetivo é aumentar o índice de rematrícula em sua instituição de ensino.

Saiba o que seu público busca

É necessário saber o que seu público-alvo busca. Acompanhar e estar atento às mudanças e novidades do mercado, principalmente no quesito tecnologia, é algo que ajuda a aumentar o índice de rematrícula, além de dar maior visibilidade à sua instituição de ensino.

Analise as transferências

Mesmo que você faça todo o possível, alguns alunos optarão pela transferência. Nesse caso, é necessário analisar o perfil do aluno que pede transferência, assim como o perfil da instituição de destino.

Assim, é possível saber se a transferência foi simplesmente por incompatibilidade de perfil ou se a concorrência tem algum diferencial que você não tem.

Com esses dados, é possível alavancar seu índice de rematrícula, criar várias estratégias com seu time de marketing e consolidar cada vez mais sua marca.

 

Saiba mais sobre o Sistema de Gestão Educacional

O nosso Sistema de Gestão Educacional, oferece uma série de relatórios financeiros e gerenciais que facilitam a administração, oferecendo informações ágeis e confiáveis, torna possível uma melhor comunicação com os alunos e ainda oferece um ambiente e-learning dentre outras funções.

Caso queira saber mais sobre como o sistema de gestão educacional pode ajudar na otimização da instituição e consequentemente na motivação do corpo docente, fale com o nosso especialista ou deixe aqui seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *