Marketing Educacional: 3 dicas para começar a utilizar na sua IES.

  • Categoria do post:Gestão Educacional
  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura
Você está visualizando atualmente Marketing Educacional: 3 dicas para começar a utilizar na sua IES.

Quando se trata de captação de alunos, o Marketing Educacional é uma ferramenta de suma importância. Porém, é necessário utilizá-lo de maneira eficiente e planejada, a fim de potencializar os resultados de suas campanhas e estratégias.

Veremos a seguir como utilizar esta poderosa estratégia para atrair e fortalecer a captação de alunos para sua instituição?

Separamos 3 dicas para sua IES começar.

1 – Defina os objetivos do marketing educacional.

Para o Marketing Educacional funcionar de maneira correta, é importante traçar os objetivos de sua instituição de acordo com suas maiores necessidades.

Alguns dos objetivos estabelecidos por instituições de ensino são:

  • Captação de alunos e retenção de estudantes;
  • Divulgação de um novo curso;
  • Divulgação de oportunidade de bolsas;
  • Destaque dos diferenciais da instituição diante do mercado.

Os objetivos de uma instituição são inúmeros, mas é importante definir as melhores estratégias em conjunto com sua equipe de marketing. Isso fará com que sua IES alcance metas com rapidez e eficiência.

Leia mais: captação e gestão de alunos na gestão educacional.

2 – Identifique seu público-alvo.

marketing educacional: 3 dicas

Independente de segmento, ainda assim, é necessário que uma empresa conheça seu público-alvo, como ele se comporta ou faz escolhas.

Para o marketing, é de extrema importância ter todos os dados possíveis sobre seu público mapeados, a fim de estabelecer objetivos e estratégias que gerem algum impacto nele.

Veja alguns fatores que auxiliam sua IES a definir o público-alvo e persona de campanhas e estratégias:

  • Grupo Social – defina o perfil do seu estudante ideal e o que ele busca.
  • Integração com a tecnologia – saiba se seu público está nas redes sociais e mídias digitais, por exemplo. Se não, em que canais são encontrados?
  • O que procuram? – descubra quais são seus objetivos e necessidades ao procurarem uma instituição.

Por exemplo, será que estão em busca de uma profissão? Ou querem especializar-se? Será que querem certificações intermediárias, em vez de apenas o diploma de graduação? 

É importante também ressaltar a diferença entre público-alvo e persona

O primeiro trata de forma ampla e generalizada seu futuro aluno, analisando dados básicos como idade, gênero e classe social.

O segundo cria um perfil ideal que vai além dos dados básicos, como nome, qualidades e defeitos, problemas reais, sonhos e objetivos bem definidos. Então, isso traz para sua estratégia uma comunicação personalizada e mais próxima do que o seu potencial estudante busca.

3 – Estabeleça suas estratégias.

Sua instituição deve decidir quais as melhores estratégias e ferramentas serão aplicadas, com base nos objetivos e definição do público.

Seu público utiliza tecnologias e mídias sociais?

Aconselha-se o uso de campanhas e estratégias que abrangem esta realidade:

  • Redes Sociais – Facebook, Twitter, Instragram, entre outras.
  • Uso de influenciadores digitais – pessoas que possuem um grande número de seguidores, que estão inseridas nas plataformas digitais, como youtubers e blogueiras, por exemplo.

Leia mais: 4 passos para fazer seu planejamento estratégico educacional.

É importante ressaltar a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que trata, entre outras coisas, da segurança e uso das informações coletadas pelas empresas nos ambientes virtuais. 

Então se sua estratégia for focada nestes ambientes, conheça a lei e crie sua divulgação com segurança da informação.

Seu público não está inserido neste meio?

  • Uso de jornais, televisão e revistas: itens ainda muito presentes no cotidiano do público adulto, o uso desses meios de divulgação é eficiente caso seu público utilize este segmento de mídia.
  • E-mail marketing: contato via e-mail pode ser bastante eficiente se seu conteúdo for relevante e bem-planejado;
  • Participação em eventos e feiras: A participação como patrocinador ou com um stand vai proporcionar a divulgação da sua marca para o público desejado.

O marketing educacional, se bem utilizado, trará ótimos resultados para a sua instituição de ensino.

Atente para essas dicas e você já estará na metade do caminho para atrair mais alunos.

Como a plataforma ensinc pode te ajudar no marketing:

Ela oferece relatórios gerenciais que facilitam sua administração, oferecendo informações ágeis e confiáveis, bem como uma série de dados para ajudar na montagem de sua persona e conhecer melhor seu público alvo.

São dados reais, colhidos da própria base de alunos, que possibilitam melhor comunicação com os estudantes. Com o CRM Ensinc, suas campanhas de e-mail e SMS também são integradas a plataforma e automatizadas para envio e gestão por meio dela.

Se gostou da dica, clique no banner e agende uma reunião consultiva com um de nossos especialistas. 

Você vai conhecer uma ferramenta 100% integrada que será de grande ajuda para sua gestão educacional.

virada de período

O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente. Até a próxima!

Veja também nossos posts recentes: