Sistema de gestão

Gestão Financeira: 3 dicas para sua universidade.

gestão financeira na ies

A gestão financeira de uma instituição de ensino pode ser uma tarefa extremamente difícil. Por ser uma empresa cujo foco se concentra em algo tão amplo e complexo quanto a educação, seu gestor pode nem sempre ter conhecimento vasto sobre as questões econômicas e suas particularidades.

Não estamos dizendo que ele não tem habilidade e competência necessária para administrar seu negócio da melhor forma possível. A partir da adoção de algumas estratégias, é possível reduzir as chances de falhas, conseguindo um controle mais eficiente do financeiro da universidade.

Infraestrutura

Infraestrutura é algo de extrema importância em qualquer segmento, no caso de uma universidade, é algo ainda mais crucial. Investimentos nessa área, se tornam primordiais para evitar problemas futuros e uma despesa financeira desnecessária: é preciso focar na manutenção preventiva.

Com o grande fluxo de pessoas utilizando o ambiente, tudo precisa estar em ordem e em perfeita integridade física, a fim de evitar riscos. Três itens demandam uma maior atenção por parte do gestor:

Rede Elétrica: Uma fiação mal cuidada, pode gerar acidente e aumentar o consumo de energia, elevando a conta de luz ao final do mês.

Rede Hidráulica: Vazamentos podem provocar danos às instalações elétricas e até mesmo graves acidentes.

Prevenção contra incêndios: Manutenção nos itens de prevenção contra incêndio, se torna de extrema importância em ambiente de grande fluxo de pessoas, assim como em qualquer ambiente.

Marketing

Para alguns gestores, investir em marketing no meio educacional, pode parecer superficial. Porém, as empresas do setor educacional precisam atrair novos alunos e garantir a satisfação dos veteranos, pois estão sujeitas a enfrentar ampla concorrência e pouca fidelização por parte dos clientes.

O marketing atual está relacionado de forma íntima à educação, é possível usar estratégias como blog ou e-mail marketing para educar seus alunos, os já existentes e os em potencial, a respeito do ensino de qualidade e os cursos e oportunidades que sua instituição oferece. Portanto, investir em marketing, também é algo importante em nossa lista.

Controle Financeiro

Apesar do grande foco das instituições de ensino ser o ensino de alta qualidade, não podemos esquecer da necessidade de qualquer empreendimento: lucro.

Investir em um software de gestão financeira, se torna algo primordial para ter um amplo controle de capital circulante, além de sistematizar os processos da empresa e tornar a gestão mais eficiente.

Esse tipo de software promove um grande gerenciamento automatizado e ajuda nos processos administrativos, eliminando erros. Costumam ter módulos de gestão financeira e em algumas situações, módulos específicos para o setor educacional.

Seguindo essas dicas, se torna mais fácil manter uma gestão financeira eficiente da sua universidade. Em um mercado competitivo, isso possibilita que você possa focar na qualidade de ensino, mas sem abrir mão do lucro.

Saiba mais sobre o Sistema de Gestão Educacional

O nosso Sistema de Gestão Educacional, oferece uma série de relatórios financeiros e gerenciais que facilitam a administração, oferecendo informações ágeis e confiáveis, torna possível uma melhor comunicação com os alunos e ainda oferece um ambiente e-learning dentre outras funções.

Caso queira saber mais sobre como o sistema de gestão educacional pode ajudar na otimização da instituição e consequentemente na motivação do corpo docente, fale com o nosso especialista ou deixe aqui seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *