Sistema de gestão

Analise de SWOT e a Instituição de Ensino

ANALISE SWOT

Toda instituição de ensino, assim como qualquer empresa, passa por períodos de mudança. Períodos em que deve-se diminuir os riscos de tomar um caminho prejudicial para o negócio. A analise de SWOT auxilia a empresa a realizar o estudo necessário da realidade da instituição, considerando prós e contras das mudanças previstas.

O que é Análise de SWOT

SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

É possível dividir a análise de SWOT entre o ambiente interno, como o controle de resultados e qualidade de profissionais e ensino, e o ambiente externo, como clima e outros fatores que não estão  no controle da instituição.

No primeiro ambiente, serão encontradas forças e fraquezas da instituição, enquanto o segundo é definido pelas ameaças e oportunidades.

Forças: são as características de sua instituição de ensino que representam uma vantagem sobre seus concorrentes.

Fraquezas: são os elementos que podem desfavorecer a empresa em relação aos seus concorrentes.

Oportunidades: são os cenários favoráveis definidos por influências externas.

Ameaças: são todos os cenários externos que fogem do controle da instituição e são desfavoráveis.

Funcionalidade da análise de SWOT

Sendo uma das metodologias de administração e marketing mais utilizada no planejamento estratégico, atualmente, a análise de SWOT serve, por exemplo, para que você consiga aumentar suas matrículas por meio de estratégias de marketing mais efetivas.

A partir do SWOT, é possível detalhar o cenário em que a instituição está inserida, além de suas características internas. Isso ajuda a diminuir os riscos por meio de um reposicionamento da instituição.

Mudar a estratégia numa instituição de ensino pode ser algo delicado, já que interfere diretamente na vida dos alunos.

Novos conceitos devem ser aplicados de forma consciente e com algum tipo de embasamento a respeito do mercado de atuação e da situação interna da universidade.

A partir da análise de SWOT, os gestores podem compreender o seu lugar em relação aos concorrentes, conhecer o cenário no qual estão inseridos e antecipar riscos e oportunidades de negócio.

Um exemplo, seria a possibilidade de se precaver em relação a crises e ao aumento de inadimplentes, tomando decisões mais fundamentadas a fim de reduzir o impacto causado.

Por ser uma ferramenta simples, de grande versatilidade e eficiência, a análise de SWOT é uma ferramenta essencial a ser utilizada por qualquer empresa.

Saiba mais sobre o Sistema de Gestão Educacional

O nosso Sistema de Gestão Educacional, oferece uma série de relatórios financeiros e gerenciais que facilitam a administração, oferecendo informações ágeis e confiáveis, torna possível uma melhor comunicação com os alunos e ainda oferece um ambiente e-learning dentre outras funções.

Caso queira saber mais sobre como o sistema de gestão educacional pode ajudar na otimização da instituição e consequentemente na motivação do corpo docente, fale com o nosso especialista ou deixe aqui seu comentário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *