otimização de processosPlanejamento

4 problemas gerados pela inadimplência nas instituições de ensino superior.

imagem

Todo gestor tem a difícil tarefa de manter a lucratividade do seu negócio.

Pensemos neste momento na IES como uma empresa que recebe e faz pagamentos e que depende dos seus clientes e do efetivo financeiro deles para manter-se funcionando como qualquer empreendimento.

E assim como a inadimplência afeta qualquer negócio ocorre o mesmo nas instituições de ensino superior.

Se ela ficar sem receber de seus alunos como então se manterá funcionando?

Este então é o momento de ficar mais engajado ainda e articular meios para deter os problemas gerados pela inadimplência escolar.

Vamos ver neste artigo 4 problemas gerados pela inadimplência nas instituições de ensino superior que você deve superar para manter-se funcionando. E no final 5 dicas com possíveis soluções para contornar isso. Vamos lá!

1 – Falta de controle financeiro.

Tanto por parte do aluno que não controla seus gastos quanto por parte da instituição que não planeja os seus, a falta de controle financeiro gera a maioria dos problemas relacionados a manutenção da IES.

Com seu caixa em baixa não haverá capital para investimento em novas tecnologias melhorando a educação ou mesmo a contratação de corpo docente qualificado para desenvolvê-la.

Pode parecer insano uma instituição que não possui controle financeiro, mas ainda é uma realidade e muitas delas encerram suas atividades porque não conseguiram lidar com a inadimplência escolar.

O papel fundamental da instituição é formar alunos e dá-lhes o conhecimento que almejam e para isso não se deve abrir mão de um bom planejamento financeiro.

E pode-se fazer isso com ferramentas que auxiliam diretamente sua gestão, não é como se você fosse fazê-lo sozinho, hoje uma boa consultoria é capaz de mudar completamente o cenário financeiro da sua IES.

A dica para quem não sabe por onde começar é:

Procure ajuda para realizar aquilo que não consegue sozinho, profissionais estão aí para auxiliá-lo e o investimento, seja em consultoria, treinamento, contratação ou terceirização de um profissional é mais rentável do que você imagina. A longo prazo, isso trará mais benefícios para sua instituição do que ficar tentando fazer sozinho sem ajuda, que pode ser até mais caro do que você imagina.

Pense nisso.

2 – Dificuldade de manter estrutura, funcionários e investimento.

Esse é de longe um dos mais comuns. Com a falta de pagamento a estrutura institucional precisará de cortes no orçamento para manter-se funcionando.

Funcionários são dispensados e turmas são fechadas e se não houver uma reorganização a própria instituição fechará as portas.

Um cenário desesperador não é mesmo?

Infelizmente é o que acontece com a maioria das empresas quando não se tem organização financeira tendo que lidar com a inadimplência dos clientes.

Por isso é tão importante fazer esse controle e ter estratégias para mudar isso, você precisa receber para manter as portas abertas, vamos dizer assim.

Uma instituição não é feita só de nome, mas de pessoas, instalações – que em sua maioria tem um custo alto para manter – recursos didáticos para ministrar aulas, limpeza, atendimento e tantos outros.

E tudo isso precisa de uma forma ou de outra de recursos financeiros para funcionar corretamente. Ou seja, a falta de pagamento por parte do aluno afeta diretamente as atividades da IES e pode prejudicar seu desempenho como instituição de ensino.

3 – Relacionamento com os alunos.

Esse aqui é sem dúvida um dos pilares de toda instituição de ensino.

A comunicação aluno – instituição deve ser muito boa para evitar problemas como a inadimplência.

Até mesmo na hora da cobrança deve-se levar em conta o bom trato com seu cliente, não que ele tenha sempre razão, mas ele deve ser conquistado até tornar-se o que chamamos “defensor da sua marca”.

Se você deseja ser reconhecido por qualidade trate bem quem deu a você um voto de confiança.

Na hora de fazer essa cobrança existem inúmeras estratégias e ferramentas para você otimizar sua gestão financeira.

Ter um banco de dados ou controle é um bom começo, mas é necessário mais do que isso.

No trato com esse aluno é possível identificar suas razões para não conseguir manter-se adimplente.

Outra coisa que você pode fazer é não esperar a dívida aumentar, tenha processos que permitam monitorar essa situação logo no início, isso ajudará você e seu aluno resolverem de forma mais rápida e tranquila possível essa situação.

Uma outra dica é facilitar esse pagamento, esteja aberto a uma negociação. Se puder, seja flexível. Isso pode fazer a diferença.

4 – Baixa na renovação de matrículas.

Outro problema enfrentado pelos gestores educacionais é a baixa nas renovações e novas matrículas.

Isso pode ocorrer por alguns motivos como:

  • Sazonalidade;
  • Falta de divulgação e campanhas de marketing;
  • Falta de planejamento semestral e anual;
  • Falta de metas;
  • Inadimplência dos alunos.

Esta última é a mais preocupante pois muitos alunos deixam de estudar por não conseguirem mais arcar com as despesas como: boletos, rematrículas, disciplinas e materiais para seu curso.

Abandonando assim a faculdade e, muitas vezes, deixando pra trás uma dívida que deverá ser negociada.

Nesse momento que a instituição deve saber qual a estratégia usar, renegociar com esse aluno aplicando condições boas para que este consiga quitar sua dívida, é mais eficiente do que ficar apenas cobrando através de ligações incessantes e desconfortáveis.

Uma atitude mais pacífica com esse estudante pode fazê-lo voltar aos estudos bem como esforçar-se para manter em dia suas mensalidades.

Possíveis soluções

Planejamento Financeiro – para ter controle financeiro primeiro é preciso planejar, sem isso fica mais difícil controlar seus gastos, seu fluxo de caixa, suas campanhas de aquisição de novos alunos e os custos para manter sua instituição funcionando.

Por isso planeje-se com antecedência, busque e aplique estratégias para otimizar seu departamento administrativo-financeiro assim você organizará sua instituição e se prepara para as eventualidades como a inadimplência do aluno.

Comunicação – ter uma comunicação eficiente também contribui para o melhor desempenho das suas estratégias tanto de aquisição de novos alunos quanto de cobrança da sua instituição.

Saber se comunicar com seu cliente e futuro cliente faz toda a diferença, neste momento entram suas estratégias de marketing de conteúdo, campanhas de divulgação, e-mails marketing, ligações etc.

E mais…

Descontos para adimplentes – como parte da sua estratégia de vendas pode-se oferecer descontos e promoções exclusivas para quem mantem suas mensalidades em dia, programas de descontos e bolsas são todas estratégias viáveis e boas para sua instituição desde que feitas com planejamento e conforme viabilidade.

Automatização – pode parecer que não, mas possuir um sistema para gerir sua instituição de forma automatizada com seus dados na nuvem sai mais barato do que fazer todos os seus processos institucionais manualmente.

Com ele você otimiza seu tempo, sua equipe e conta com assistência especializada. Trabalha com uma plataforma integrada que em um só lugar mantem seus setores acadêmico e financeiro disponíveis para sua gestão ser mais eficiente ainda.

Renegociação – propor para aqueles alunos inadimplentes uma maneira de quitar seus débitos e continuar seus estudos é uma ótima estratégia de retenção escolar.

Garantindo o recebimento da mensalidade renegociada e o fluxo de caixa funcionando.

Conheça uma solução completa pra sua instituição e tenha um sistema integrado de qualidade para otimizar seu tempo e finanças. Solicite uma consultoria.

inadimplência nas instituições de ensino superior
O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente. Até a próxima!
Veja também nossos posts recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *