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Conheça 3 mitos sobre Sistema de Gestão para Instituições de Ensino.

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Quando falamos em Sistema de Gestão para Instituições de Ensino uma série de dúvidas, e até mitos, quanto à sua eficácia e utilização podem surgir.

De acordo com as nossas recentes pesquisas existem 3 mitos que surgem com maior frequência, por isso vamos juntos desmistificar cada um deles.

Antes, porém, o convidamos a ler nossa série de artigos sobre sistema de gestão para universidade.

A ideia é que com essas leituras complementares você já consiga acabar com algumas das suas possíveis dúvidas.

Agora sim, vamos aos principais mitos que cercam a utilização de um Sistema de Gestão para Instituições de Ensino.

Mito 1 – O sistema de gestão é caro.

Não colocamos a questão do preço em primeiro lugar à toa. É praticamente uma unanimidade entre os gestores que são resistentes à um sistema de gestão: não o fazem por achar muito caro.

Mas por que essa afirmação está errada?

Porque os gestores estão vendo o sistema como um custo, um gasto desnecessário e não como um investimento necessário.

Veja, o foco de contar com um Sistema de Gestão, em qualquer que seja o ramo, é otimizar os processos, acabar com o retrabalho, identificar os possíveis gargalos ou processos que estejam causando a perda de dinheiro, controlar toda a entrada e saída de dinheiro e, assim, evitar que o fluxo de caixa atue no negativo.

Só até aqui, o Sistema de Gestão já está se pagando e com sobras.

Além disso, as instituições precisarão se modernizar e se adaptar aos novos perfis de seus alunos.

Por exemplo, em geral, os sistemas especialmente desenvolvidos para o ramo educacional possuem um ambiente exclusivo para aulas on-line, uma necessidade atual.

Outra facilidade que o sistema oferece, e que atende ao novo comportamento dos alunos, é a facilidade de comunicação entre os alunos e a instituição e entre alunos e professores.

Assim, contar com um sistema que agilize a liberação de notas e materiais de estudo, além de simplificar as interações, acaba se tornando um diferencial que favorece o aumento do número de alunos e a diminuição da evasão.

Portanto, embora a questão financeira seja sim relevante, mais importante que isso é que o sistema seja aderente ao seu modelo de operação e que traga resultados relevantes como os citados acima.

Recentemente fizemos um artigo falando, justamente, sobre os benefícios de um Sistema de Gestão Acadêmico. Vale a leitura!

6 benefícios de um sistema de gestão educacional

Mito 2 – O sistema de gestão não é completo.

De fato, existem Sistemas de Gestão que não são completos e acabam atrapalhando mais do que ajudando, entretanto, nos arriscamos a dizer que, com certeza, isso acontece porque estes sistemas não foram desenvolvidos exclusivamente para o ambiente educacional.

Por isso, antes de contratar um software como este, certifique-se de que ele se trata de um Sistema de Gestão para Instituições de Ensino, somente assim, ele atenderá às necessidades de uma instituição de ensino superior sem que seja preciso a criação de módulos.

Veja a seguir alguns dos principais recursos de um sistema exclusivamente desenvolvido para instituições de ensino:

  • Registros acadêmicos e financeiros em geral;
  • Gestão da grade escolar, das turmas e dos horários;
  • Gestão do contrato dos professores;
  • CRM;
  • Controle dos atendimentos e interações;
  • Gestão da biblioteca;
  • Material de aula;
  • Avisos e horários para os alunos;
  • Ambiente e-learning;
  • Muito mais…

Mito 3- O sistema de gestão é complicado.

Complicado mesmo é usar várias planilhas que não se integram, te obrigando ao retrabalho de preencher todas elas várias vezes!

Dizemos por que com certeza, se a sua universidade não usa um Sistema de Gestão Educacional, então ela utiliza planilhas.

A grande facilidade deste tipo de sistema é o fato dele integrar todos os dados da instituição, e é exatamente isso que ajuda na eliminação do retrabalho e deixa tudo bem menos complicado.

Imagine, por exemplo, que temos uma planilha com todos os alunos inscritos em cada curso onde consta a sua situação financeira. Em outra planilha, temos os inadimplentes e por fim, uma planilha que controla a entrada e saída do caixa.

Considerando que um aluno inadimplente pague a sua dívida, 3 planilhas diferentes precisam ser atualizadas. (e para o caso de planilhas integradas, esteja preparado para a lentidão do computador por conta do peso das fórmulas e para a possibilidade de erro humano na confecção de cada uma delas).

Por outro lado, em um Sistema de Gestão Educacional, por ter todos os setores integrados, existe a necessidade de um único preenchimento que automaticamente alimenta os demais dados. Fácil não é mesmo?

Além disso, as fornecedoras deste tipo de software disponibilizam um treinamento completo para todas as pessoas que utilizarão o sistema.

Isso sem falar que sempre existe a possibilidade de contato junto aos setores de suporte das fornecedoras para a elucidação de dúvidas que possam surgir no decorrer da utilização do sistema.

E então, desmistificamos as dificuldades de contar com um Sistema de Gestão para sua Instituição?

Para finalizar.

Esperamos que ao final desse artigo tenhamos desmitificado alguns mitos sobre sistemas de gestão educacional e passado para você certa segurança quanto a implantação de um destes na sua instituição.

E claro, desejamos que através dele você obtenha o crescimento desejado, consiga identificar áreas de melhoria e adquira excelência e qualidade no ensino oferecido pelo sua instituição.

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