automação de processos na IESSistema de gestão

2 dicas para avaliar antes de implementar um Sistema de Gestão Educacional na sua Instituição de Ensino.

imagem sistema gestão

Quando se inicia o processo de implantação de um Sistema de Gestão Educacional em uma Instituição de Ensino, muitas vezes não se sabe ao certo o que deve ser avaliado a principio.

Tanto pela dificuldade em buscar uma melhor opção dentre as diversas que o mercado oferece quanto pela promessa irreal que alguns desses sistemas ofertam e não cumprem – o gestor precisa saber o que um sistema bom deve se adequar às necessidades da instituição.

Pois ao implantar um software como este deve-se levar em consideração a sua adaptabilidade, portanto, quanto mais personalizado for mais resultados positivos trará. 

Entretanto, apesar de cada instituição ter suas particularidades, podemos destacar alguns pontos que são sempre importantes para serem avaliados dentro da mesma.

Vamos conhecer alguns?

Mobilidade e Facilidade de Acesso

Hoje sua instituição possui alguma solução prática e intuitiva para todos os alunos, docentes e colaboradores? Todas as informações são unificadas?

Se a resposta foi não, esse é um ponto importante para ser avaliado. 

O setor da educação sofreu muitas mudanças relacionadas à tecnologia e inovação nos últimos anos, portanto é critério fundamental – se você pretende colocar sua instituição no mesmo patamar tecnológico – que esta possua meios para proporcionar mobilidade, facilidade de acesso, recursos online e processos automatizados – que melhoram tanto o trabalho da sua equipe docente quanto o acesso aos seu serviços por parte dos estudantes.

Com um sistema de gestão integrado, é possível tornar as informações mais fáceis e ágeis para todas as áreas da instituição de ensino. Sem a necessidade de trabalho manual ou mesmo retrabalho por parte da sua equipe.

Também evitam o gasto de tempo desnecessário tanto em atendimento ao aluno quanto em demandas de processos acadêmicos, financeiros e institucionais que podem ser facilmente automatizados com este software. 

Com todos os processos organizados e com a implementação de um sistema de gestão adequado – no sentido de atender suas reais necessidades – a evolução tecnológica da sua instituição de ensino é uma consequência. 

Isso faz com que sua avaliação perante o aluno e o MEC seja melhor, demonstrando que sua instituição está buscando se manter atualizada.

Controle Financeiro

Com um sistema de gestão é possível gerenciar os registros acadêmicos e financeiros de uma única vez, o que facilita a vida do aluno e da Instituição.

Ele possibilita tratar individualmente cada aluno, inclusive em caso de bolsa ou acordos.

Além disso, é importante que sua instituição mantenha seus relatórios financeiros em dia, faça a organização das mensalidade e boletos, tenha controle de renegociações e inadimplência, controle gastos e investimentos e todo o histórico de crescimento da sua empresa.

Fazendo dessa forma você terá um diferencial para oferecer ao seu estudante. Além de facilitar sua gestão educacional de dando tempo para focar no que realmente importa: Educar.

Conclusão

Com a avaliação desses tópicos e das necessidades da Instituição, é possível implementar um sistema de gestão educacional que o atenda de forma simples, eficaz e ágil.

Reduzirá custos alocando pessoal em setores mais efetivos, investirá naqueles mais estratégicos e gerará lucro tornando sua instituição mais saudável e eliminará desperdícios de tempo com retrabalho e processos manuais.

Conheça uma opção personalizada. Clique no banner abaixo.

imagem ensinc consultor
O conteúdo foi interessante pra você? Compartilhe e deixe um comentário pra gente. Até a próxima!
Veja também nossos posts recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *